segunda-feira, 10 de outubro de 2011

De que lado você beija?



A maioria das pessoas inclina a cabeça para a direita; preferência provavelmente é desenvolvida na infância.
O psicólogo Onur Güntürkün, da Universidade Ruhr, de Bochum, Almemanha, realizou recentemente uma pesquisa curiosa. Observou 124 casais enquanto se beijavam em lugares públicos dos Estados Unidos, Alemanha e Turquia e constatou que eles tombavam levemente a cabeça para a direita com o dobro de frequência do que para a esquerda antes de seus lábios se tocarem. Güntürkün suspeita que os beijos inclinados para a direita resultem de uma preferência geral desenvolvida no final da gestação e na primeira infância. Essa “assimetria” é relacionada à lateralização das funções cerebrais, tais como a fala e a percepção espacial.


A educação e a cultura também podem influenciar essa tendência de curvar-se para a direita. Estudos mostram que até 80% das mães, quer sejam destras, quer sejam canhotas, acalentam do lado esquerdo seus bebês. Bebês aninhados com o rosto para cima, à esquerda, viram-se para a direita para ser amamentados ou se aconchegar. Como resultado, a maioria de nós pode ter aprendido a associar calor e segurança com o inclinar para a direita.


Alguns cientistas propuseram que aqueles que viram a cabeça para a esquerda quando beijam podem estar mostrando menos afeto do que os que o fazem para o lado oposto. Um estudo de 2006, realizado pelo naturalista Julian Greenwood e seus colaboradores de Stranmillis University College, em Belfast, Irlanda do Norte, contrapõe essa ideia. Os pesquisadores constataram que 240 graduandos inclinavam a cabeça para a direita quando beijavam uma boneca na bochecha ou nos lábios. Curvar-se para a direita com uma boneca, ato que não denota emoção, foi quase tão predominante entre os participantes como entre os 124 casais observados enquanto se beijavam em Belfast que se inclinaram para a direita 80% das vezes. A conclusão: beijar inclinado para a direita provavelmente resulta de uma facilidade motora, como Güntürkün sugeriu – e não de uma preferência emocional.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/inclinar_a_cabeca_para_beijar_pode_resultar_de_facilidades_motoras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário