domingo, 16 de outubro de 2011

Efeitos da Eletroestimulação Funcional e Kabat na Funcionalidade do Membro Superior de Hemiparéticos.



O termo acidente vascular cerebral (AVC) refere-se ao comprometimento súbito da função cerebral causado por inúmeras alterações histopatológicas que envolvem um ou vários vasos sangüíneos intracranianos ou extracranianos. Estas doenças cerebrovasculares constituem a terceira causa de morte no mundo, perdendo somente das cardiopatias em geral e o câncer.

O grande problema desta patologia não se encontra apenas no elevado índice de mortalidade, mas, sim, na incapacitação que impõe ao indivíduo, como por exemplo, não se alimentar ou locomover sozinho além do problema social.

A hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurônios corticais do lobo frontal para os neurônios motores da coluna vertebral, que é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros.

Baseado no tema AVc, Hemiparesia e Tratamentos alternativos, um artigo publicado na Revista Neurociências faz um estudo sobre novas tecnologias desenvolvidas de eletroestimulação funcional (EEF) associado ao método Kabat no desempenho da capacidade funcional do membro superior parético no portador de sequela motora
decorrente de acidente vascular cerebral (AVC) na fase crônica (até 6 meses).
O estudo se baseou na determinação da eficácia desses dois métodos no tratamento e, principalmente, na volta da funcionalidade do membro afetado pelo AVC.

O artigo pode ser visualizado na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário