domingo, 16 de outubro de 2011
Personalidades da História da Medicina: Biografia do Dr. Alois Alzheimer
No dia 14 de junho de 1864 nasceu Alois Alzheimer, na cidade alemã de Marktbreit, filho de Eduard Alzheimer e sua segunda esposa, Theresia. Alois estudou medicina em Berlim, apresentando, em 1887, sua tese doutoral sobre “As Glândulas Ceruminais”. Foi nomeado como médico residente no Sanatório Municipal para Dementes e Epilépticos, na cidade de Frankfurt, em dezembro de 1888, sendo logo promovido a médico senior. Casou-se em 1894 com C. S. Nathalie Geisenheimer, que lhe deu três filhos. A esposa veio a falecer em 1901. A origem do termo “Mal de Alzheimer” deu-se em 1901, quando Dr. Alzheimer iniciou o acompanhamento do caso da Sra. August D., admitida em seu hospital. Em novembro de 1906, durante o 37° Congresso do Sudoeste da Alemanha de Psiquiatria, na cidade de Tubingen, Dr. Alois Alzheimer faz sua conferência, com o título “Sobre uma enfermidade específica do córtex cerebral”. Nela, ele relata o caso de sua paciente, August D., e o define como uma patologia neurológica, não reconhecida, que cursa com demência, destacando os sintomas de déficit de memória, de alterações de comportamento e de incapacidade para as atividades rotineiras. Relatou também, mais tarde, os achados de anatomia patológica desta enfermidade, que seriam as placas senis e os novelos neurofibrilares. Dr. Emil Kraepelin, na edição de 1910 de seu “Manual de Psiquiatria”, descreveu os achados de Dr. Alzheimer, cunhando esta patologia com seu nome, sem saber da importância que esta doença teria no futuro. Dr. Alois foi acometido de uma grave infecção cardíaca (endocardite bacteriana) em 1913. Seguiu enfermo por dois anos, quando no dia 19 de dezembro de 1915 veio a falecer de insuficiência cardíaca e falência renal, na cidade de Breslau, Alemanha.
Um fato muito curioso acerca da apresentação feita pelo Dr. Alois Alzheimer sobre o caso da senhora August D. é que a nova doença não despertou tanto o entusiasmo da platéia quanto deveria (talvéz pela incompreensão de sua importância ou pela novidade do diagnóstico). O fato é que o Mal de Alzheimer viria a se tornar uma das enfermidades mais importantes, tanto em número de casos como em diminuição da qualidade de vida dos seus portadores, deste século.
O prontuário da senhora Augst D. ficou desaparecido durante muitos anos; mais precisamente do ano de 1909 só sendo encontrado na quinta-feira de 21 de dezembro de 1995. Os documentos encontrados têm uma importância histórica excepcional além de ser profético, rastreando uma doença que se converteu em um dos maiores problemas mundiais de saúde pública.
Fontes: http://www.alzheimermed.com.br/m3.asp?cod_pagina=1073
http://medbiography.blogspot.com/2006/04/alois-alzheimer-incl-foto-photo.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário