terça-feira, 11 de outubro de 2011

Joseph Beuys e o ensinar com arte.



Mostra atenta para a função pedagógica de questionar e de desconstruir conceitos.
O que um professor deve ensinar? Para o artista plástico alemão Joseph Beuys (1921-1986), o papel essencial do mestre é colocar o aluno diante de questões elementares da vida que, para ele, haviam se perdido no “cientificismo das universidades” – o quadro-negro é figura constante em sua obra e aparece retratado junto a cruzes, desenhos rupestres, pontas de lança, fórmulas matemáticas e outras imagens que encerram significado simbólico em várias culturas, atentando para a função pedagógica de questionar e de desconstruir conceitos. A mostra Beuys e bem além – Ensinar com arte, exposta no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, traz uma centena de desenhos, colagens e esculturas do artista (e também de alguns de seus alunos), que afirmava que sua maior obra de arte era ser professor.


Docente na Academia de Artes de Düsseldorf, na Alemanha, entre as décadas de 60 e 70, foi demitido da instituição por permitir que qualquer estudante se matriculasse em suas aulas de desenho e pintura, sem nenhum portfólio ou pré-requisito, pois alegava que o encontro entre professor e aqueles interessados em aprender era uma oportunidade de criar o que ele chamava de “escultura social” – para ele, o confronto de diferentes bagagens culturais e de vida resultaria em novas formas de arte e de pensamento. Não por acaso, retomava símbolos como os descritos anteriormente (e, por vezes, restos de animais mortos e elementos como água e gordura). Segundo ele, ativariam a “energia primitiva, intuitiva e criativa” de seus alunos, sufocada pelo mecanicismo da ciência, de forma semelhante ao que os antigos faziam nos rituais. A mostra fica em cartaz até 30 de outubro. Obras do pintor e professor brasileiro Nelson Leirner, que critica o academicismo nas escolas de arte, também são apresentadas junto ao acervo de Beuys.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/joseph_beuys_e_a_-arte_pedagogica-.html

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