sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Personalidades da História da Medicina: Biografia de Bryan Jennett.



Você faz alguma idéia de quem é Bryan Jennett? Muito provavelmente, você não deve saber quem foi este médico que faleceu há apenas três anos, mas com certeza você deve estar habituado a utilizar uma de suas mais divulgadas tabelas de avaliação neurológica.
Bryan Jennett, juntamente com Graham Teasdale, organizaram a famosa Escala de Coma de Glasgow, utilizada diariamente por inúmeros médicos e estudantes na avaliação de seus pacientes. Além dessa contribuição imensurável desses dois médicos, suas pesquisas foram além, estando relacionadas com a criação de um centro de estudos aplicados em neurociências na cidade de Glasgow.

Abaixo, a biografia deste médico.



Bryan Jennett (1926 - 2008) foi um pioneiro Professor de Neurocirurgia, que estabeleceu Glasgow como um centro mundial na especialidade e fez grandes avanços no cuidado e tratamento de doentes. Sob sua liderança, a cidade se tornou um centro mundial de inovação em Neurociências e atraiu uma geração de colaboradores internacionais e estagiários, na medida em que a sua 'Glasgow School' deixou um legado extraordinariamente ampla. Ele influenciou não só melhorias fundamentais no tratamento de pacientes com lesões de cabeça, mas a abordagem da filosofia, metodologia e ética dos médicos e acadêmicos tanto no campo mais vasto médica.

Nascido em Twickenham aos pais escoceses e irlandeses, Jennett flertou com a agricultura antes de escolher medicina. Mais tarde, ele foi descobrir que a agricultura baseada Lanarkshire dinastia da qual ele era descendente tinha produzido nada menos que cinco Loudons Doctor incluindo um que foi o médico do David Livingstone o explorador. Suas realizações iniciais de Liverpool Medical School incluído se casar com sua colega Sheila Papa e se tornar presidente da Associação Nacional de Estudantes British Medical.

Jennett foi atraído para Neurocirurgia depois de assistir as palestras de Henry Cohen, Baron Cohen de Birkenhead e ele foi para ocupar cargos em Oxford, Manchester e Cardiff, bem como um feitiço no Royal Army Medical Corps. No entanto, os seus interesses acadêmicos não eram congruentes com os tempos e ele não estava indicado para promoção em Oxford, Manchester e Dundee. Essa era a época com uma maior ênfase no patrocínio e onde os interesses acadêmicos foram às vezes percebida como um obstáculo. De fato, ele quase foi perdida para a América depois de um ano de duração na Rockefeller Fellowship na Universidade da Califórnia, mas foi levado em 1963 para um novo posto na Universidade de Glasgow. Aqui juntou-se em uma unidade que operava incipiente de um complexo de guerra convertidos na aldeia de Killearn. A aposta em Glasgow foi baseada tanto nas atitudes e aspirações de seus novos colegas e mentores como no potencial de longo prazo. Na próxima década, com o apoio de figuras como Sir Charles Illingworth, foi iniciada construção da unidade no Hospital Geral do sul. Enquanto isso, programas de colaboração de pesquisa começaram a florescer.

Antes de chegar a Glasgow Jennett publicou um trabalho sobre Epilepsia e pouco depois a sua "Introdução à Neurocirurgia" seguido. Este manual definitivo seria executado em Inglês e numerosas edições em línguas estrangeiras durante o século. Na tentativa de enfrentar as incertezas, Jennett iniciou a criação de um banco de dados informatizado para coletar as características e os resultados das lesões. Os dados foram compilados a partir de Glasgow, nos Estados Unidos e na Holanda durante um longo período e levou a uma série de documentos na década de 1970, incluindo o próximo adotado universalmente : Glasgow Coma Scale (GCS), com Teasdale, ea Escala de Glasgow Outcome enganosamente simples com Bond. Em 1972, trabalhando com o Dr. Plum da América, Jennett publicou O Estado Vegetativo Persistente - a definição de uma condição e cunhou uma frase que permanece em uso difundido hoje. Seu trabalho com o Glasgow baseado nas Neuropathologists Adams e Graham reduziu significativamente a mortalidade e incapacidade. Muitos estudos internacionais colaborativos posteriores compararam os resultados depois de gravidade diferentes de lesão e com regimes terapêuticos alternativos. Durante o período de seu trabalho, foi distinguido pela sua abnegação e generoso estímulo de seu juniores - de uma só vez mais de metade das cadeiras Neurocirurgia no Reino Unido foram ocupadas por seus estagiários.

Todas essas qualidades eram sustentadas por habilidades cirúrgicas e diagnósticas e uma abordagem franca. Sempre simpático à beira do leito, vive na memória de centenas de pacientes e suas famílias.

Os mesmos conhecimentos convicção e clareza de pensamento e de expressão, muitas vezes o colocou no centro das atenções públicas. Em 1976, houve polêmica sobre um programa Panorama BBC que contestou os critérios utilizados para estabelecer "morte cerebral" em potenciais doadores de órgãos. Professor Jennett estava na demanda global como um alto-falante e no Reino Unido contribuiu para muitos influentes perfis médicos e foi chamado ao tribunal como testemunha especializada, principalmente para o caso de Tony Bland. No entanto, seu interesse não se limitava ao estabelecimento médico, ele foi presidente da Headway - um grupo nacional de pacientes - durante sete anos.

Muito à frente de seu tempo, ele abordou o uso adequado da tecnologia de alto custo na medicina. Esta forma de avaliação da tecnologia é agora central para iniciativas várias departamento de saúde. A Presidência da Sociedade Internacional para Avaliação de Tecnologias em seguida e em 1984 o seu livro de bolso "A medicina de alta tecnologia: Benefícios e Encargos", seguido de uma série de Médicos BBC palestras, pacientes e responsabilidades que foram amplamente elogiado. Sua abordagem é bem ilustrada pela sua resposta a uma experiência pessoal de trombose venosa profunda (TVP), que ele atribuiu a assentos da aeronave apertado. Dentro de um ano ele havia localizado os colegas que tiveram experiências semelhantes e, juntos, publicou um breve artigo no The Lancet e usado pela primeira vez o termo "síndrome da classe econômica", que agitou a opinião entre o público e as companhias aéreas. A pesquisa subseqüente e nossa posição atual para a condição devem muito a este trabalho original.

Depois de sua aposentadoria em 1991 ele recebeu o CBE e um DSc honorário da St Andrews University. Seu trabalho continuou com uma monografia de 2002 "O estado vegetativo" e sua publicação final apareceu no British Journal of Neurosurgery no mês antes de sua morte.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Bryan_Jennett

Nenhum comentário:

Postar um comentário