sábado, 8 de outubro de 2011

Laboratório da longevidade





Produtos e serviços específicos são desenvolvidos para pessoas com mais de 60 anos. Esta informação é dada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a partir dos novos dispositivos criados pelo seu Laboratório da Idade.
As roupas com dispositivos mecânicos ajudam pessoas com rigidez nas articulações, um dos efeitos do envelhecimento, a movimentar os membros com menos dificuldade. As smart clothes, ou “vestimentas inteligentes”, são criações do Laboratório da Idade do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que desenvolve produtos e serviços específicos para o novo perfil da população, cuja proporção de pessoas com mais de 60anos é cada vez mais expressiva.
Para que os produtos fossem desenvolvidos de forma a facilitar ao máximo a vida dos idosos, foi desenvolvida a roupa mostrada acima, que simula o estado do corpo de uma pessoa de mais de 60 anos. As luvas tiram bastante a sensibilidade dos dedos, faixas colocadas nos braços e nas pernas limitam muito o movimento do corpo. Por exemplo, não se consegue erguer muito o braço. Mexer o pescoço também é difícil e as cordas amarradas em um capacete fazem a pessoa ficar curvada. Envelhecer não é fácil.Como é cumprir uma atividade típica do dia a dia, como fazer compras? Para isso, tenta-se alcançar, por exemplo, uma caixa no alto. É difícil. É preciso fazer uma ginástica pra conseguir pegar qualquer coisa em uma prateleira. A melhor parte é tirar todo o peso da idade.
Algumas das invenções – desde escovas de dente com maior aderência para as mãos até carros de luxo – podem ser conferidas na página da instituição (sem versão em português), que também traz projeções sobre o envelhecimento populacional em vários países e iniciativas de mercado voltadas para idosos, como casas adaptadas e até mesmo projetos de cidades. Confira em www.agelab.mit.edu.
O site conta ainda com a divulgação dos produtos, os benefícios que podem trazer para a qualidade de vida dos idosos, além de vídeos explicativos. Um dos quais podem ser vistos em http://youtu.be/0WAdyqxnKBI
Neste vídeo, o diretor do Laboratório da Idade, o Dr. Joseph Coughlin, fornece informações relevantes sobre os trabalhos e objetivos das pesquisas.

Fontes: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/laboratorio_da_longevidade.html
http://agelab.mit.edu/aging-driver-business-government-innovation

Nenhum comentário:

Postar um comentário