segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As galáxias sinápticas de Mariko Mori






Mostra em São Paulo reúne principais obras da artista japonesa; instalação que simula nave espacial projeta impulsos neurais dos visitantes.
Tente imaginar uma escultura de 6 toneladas, que muda a cada segundo, de acordo com as ondas cerebrais de seus observadores. A instalação interativa Wave Ufo é uma imensa nave espacial que ocupa grande parte da sala de exposições do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo. Concebida pela artista plástica japonesa Mariko Mori, a obra convida os visitantes a viajar por suas próprias galáxias de sinapses: com a cabeça acomodada em um travesseiro com eletrodos, é possível ver emoções e pensamentos traduzidos em diversos formatos e cores, projetados no casco interno da nave, como a cúpula de um planetário. A estrutura é uma das dez obras da mostra Oneness, que reúne as principais produções da artista, em cartaz até 16 de outubro.


Ex-modelo fotográfico, Mariko inspirou-se em texturas e estética apreendidas em sua experiência no mundo da moda para criar cenas impossíveis. O imenso painel Empty dream (1995) é uma fotografia da praia artificial de Miyazaki Ocean Dome, no Japão. Em um ambiente no qual luz e ondas do mar são simulações do real possibilitadas pela tecnologia, nada mais natural que modernas sereias apareçam camufladas na imagem (são quatro ao todo), dividindo a areia ou a água com os banhistas. Os seres imaginários do “sonho vazio'', como Mariko chamou a obra, têm o rosto da própria artista, quando jovem. Sua imagem também aparece em outras produções. Ela se retrata convertida em alienígena, mulher cibernética e personagem de mangá, assumindo novas identidades femininas e expressando vários desejos performáticos, como nos vídeos Miko no inori e Kumano.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/as_galaxias_sinapticas_de_mariko_mori.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário