domingo, 2 de outubro de 2011

Conectomia, o mapeamento cerebral do futuro.



O Mapeamento Cerebral é a tecnica utilizada para avaliar a quantidade de atividade elétrica em determinada área cerebral. O mapeamento mudou a forma como os cientistas compreendem o funcionamento corporal a nível molecular.
As técnicas mais atuais para analisar a constituição cerebral são os testes de imagem, como a Tumografia Computadorizada e a Ressonância Nuclear Magnética.
Um novo modelo computadorizado está sendo desenvolvido para promover um novo tipo de mapeamento, que consiste na Conectomia. Basicamente, esta nova forma de mapeamento, desenvolvida por pesquisadores do University College London (UCL), testada num camundongo, possibilitará combinar informações sobre funções dos neurônios com detalhes das suas conexões.
A Conectomia busca mapear não apenas a morfologia cerebral, mas também as conexóes cerebrais. O mapeamento dessas conexões tornaria possível entender como os pensamentos, percepções e memórias são gerados e armazenados, além de pesquisar as partes do cérebro que são desativadas por doenças mentais.
Ao poderem mapear essas conexões, cientistas esperam entender como pensamentos e percepções são gerados e como essas funções deixam de operar e resultam em doenças como Alzheimer, esquizofrenia e derrames.
Muitos cientistas envolvidos no projeto vêem esta nova fase de mapeamento como uma oportunidade inusitada de desvendar a complexidade do cérebro.
"Quando compreendermos a função e a conectividade das células nervosas nas diferentes camadas do cérebro, podemos começar a desenvolver uma simulação computadorizada de como esse notável órgão funciona." afirmou Tom Mrsic-Flogel, que liderou o estudo.
Mesmo inovador, o projeto ainda precisa passar por muitos aperfeiçoamentos para que as questões relacionadas ao funcionamento cerebral sejam respondidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário