quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cientistas analisam transtornos psiquiátricos ligados à epilepsia .

A epilepsia é uma doença neurológica crônica, tendo uma natureza progressiva em muitos casos, principalmente no que se relaciona a alterações cognitivas, freqüência e gravidade dos eventos críticos. É caracterizada por crises convulsivas recorrentes, afetando cerca de 1% da população mundial.
Pode-se caracterizar uma crise convulsiva por uma descarga elétrica cerebral desorganizada que se propaga para todas as regiões cerebrais. O resultado é uma alteração de toda atividade cerebral. Pode se manifestar como uma alteração comportamental, na qual o indivíduo pode falar coisas sem sentido, ou podem ocorrer movimentos estereotipados de um membro, ou ainda podem haver episódios nos quais o paciente parece ficar "fora do ar": ele fica com o olhar parado, fixo e sem contato com o ambiente.
Abaixo, o resumo de uma pesquisa desenvolvida na Irlanda, que analisa a relação entre os episódios epilépticos com transtornos de ordem psiquiátrica.


Pesquisadores do Royal College of Surgeons, na Irlanda (RCSI) e Beaumont Hospital, Dublin, realizaram o primeiro estudo do tipo para examinar, em detalhe, as bases de transtornos psiquiátricos que ocorrem em pessoas com epilepsia. Os resultados deste estudo mostraram semelhanças com os padrões de células cerebrais em pessoas com esquizofrenia. A pesquisa oferece uma análise mais profunda de ambas as condições que potencialmente pode levar a novos tratamentos no futuro. A epilepsia está associada com altas taxas de transtorno psiquiátrico e uma forma de epilepsia, conhecido como a epilepsia do lobo temporal (ELT), em particular, mostra aumento das taxas de psicose. Até agora, pouco se sabe sobre os mecanismos biológicos por trás deste tipo de transtorno psiquiátrico. O estudo, que utilizou técnicas avançadas de neuroimagem, revelou que uma menor densidade de células (substância cinzenta e branca) foi difundida em diversas regiões do cérebro em pessoas que apresentavam ELT e psicose. Esse padrão de baixa densidade de células em determinadas partes do cérebro era semelhante à observada na esquizofrenia. Essas diferenças no cérebro são potencialmente relevantes para ambos os transtornos psiquiátricos na epilepsia do lobo temporal (ELT) e esquizofrenia na população em geral. Dr. Frederick Sundram, chefe de secretaria e Professor Honorário em Psiquiatria RCSI comentou:. "Esta pesquisa fornece novas perspectivas sobre a sobreposição entre transtornos físicos e psíquicos, tais como epilepsia e esquizofrenia, respectivamente, no futuro, isso pode informar sobre possíveis tratamentos para os distúrbios psiquiátricos associados com epilepsia do lobo temporal, bem como a esquizofrenia, que afecta mais de 10.000 pessoas na Irlanda. Nossos resultados mostram que existe uma baixa densidade de células na ELT psicose relacionada com a esquizofrenia que se assemelha. Pacientes com estas condições podem se beneficiar no futuro com tratamentos que atuem sobre essas regiões anormais do cérebro. "O estudo foi realizado no Centro Nacional de Epilepsia e Neurocirurgia, Beaumont Hospital. A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns e debilitantes que afeta um número estimado de 35.000 pessoas na Irlanda. Dr Sundram, principal autor do estudo trabalhou com uma equipe do Departamento de Psiquiatria, Hospital RCSI e Beaumont incluindo a Professora Mary Cannon e o Professor David Cotter, em colaboração com o Dr. Colin Doherty, St. James 'Hospital, em Dublin; Professor Gareth Barker, Instituto de Psiquiatria do King s 'College, em Londres, e Ms Fitzsimons Maria e Delanty Dr. Norman, o Hospital de Beaumont. A pesquisa foi publicada no British Journal of Psychiatry e do grupo de pesquisa foi financiado pelo Conselho de Pesquisa em Saúde e Pesquisa do Cérebro e Comportamento Foundation, NARSAD (EUA).

Fonte: http://neurocurso.com/neuronews/1201-cientistas-analisam-transtornos-psiquiatricos-ligados-a-epilepsia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário