sábado, 23 de junho de 2012

Concurso de pintura e poesia para artistas com esquizofrenia.

Os 150 melhores quadros e poemas serão divulgados em livro de arte.


Uma das telas vencedoras da última edição, em 2009

Nos anos 50, a psiquiatra Nise da Silveira ofereceu aos internos do manicômio Pedro II tintas e papel para que expressassem suas dores. No caso dos pacientes esquizofrênicos, a arte revelou-se não apenas uma terapia, mas uma forma de trazer aspectos profundos do inconsciente à tona e produzir obras de valor artístico.

O Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver, com inscrições abertas, premiará a obra de um artista que tem a doença. Os 150 melhores quadros e poemas – escolhidos por um júri técnico e por profissionais da saúde mental – serão divulgados em um livro de arte. Os médicos devem indicar seus pacientes para participar e cada concorrente receberá um kit com tintas, pincéis e tela. As obras devem ser submetidas até 20 de julho. Ficha de inscrição e informações estão disponíveis no site da Instituição Lado a Lado Pela Vida, que promove o concurso: www.ladoaladopelavida.org.br/artedeviver.

Mais sobre Nise da Silveira pode ser conferido clicando aqui e mais sobre o Museu do Inconsciente pode ser conferido clicando aqui.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/concurso_de_pintura_e_poesia_para_artistas_com_esquizofrenia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário