domingo, 3 de junho de 2012

Um Spray de Amor para os Medrosos.



A análise do amor passou do abraço dos poetas aos braços da ciência. Um série recente de estudos revela algumas das áreas cerebrais e moléculas, como a oxitocina, envolvidas na capacidade de amar e se relacionar com os outros. Essa pesquisa cria um melhor entendimento de como o cérebro controla o amor e os relacionamentos, que são críticos para a sobrevivência da espécie. Além disso, o trabalho pode ajudar os pesquisadores a descobrirem maneiras de tratar o autismo, a ansiedade e as fobias.

Há muito tempo que os cientistas têm ficado intrigados com a oxitocina, que desempenha um papel no comportamento social complexo. O hormônio é parte de um sistema cerebral que controla a formação de vínculos emocionais, e desempenha um papel na sexualidade, no parto e na amamentação.

Agora, cientistas do NIH (National Institutes of Health), em Washington, e da Universidade Justus-Liebig, da Alemanha, descobriram que voluntários que tiveram as suas narinas borrifadas com um spray de oxitocina tinham menos respostas de medo quando viam imagens assustadoras; esse efeito não ocorria quando se borrifava um placebo. As respostas de medo dos voluntários eram medidas através de uma técnica muito sensível de neuro-imagem que revelava menor ativação de uma parte do cérebro conhecida como amígdala. Menor atividade na amígdala tem sido relacionada a maior sociabilidade e menos medo, escreveram os pesquisadores, cujo trabalho foi financiado pelo National Institute of Mental Health.

Os cientistas dizem que a pesquisa sugere a possibilidade de utilizar esse hormônio para tratar distúrbios mentais severos caracterizados por ansiedade e medo excessivos.

Fonte: http://sadato.hypermart.net/weblog/2006/01/

Nenhum comentário:

Postar um comentário