domingo, 3 de junho de 2012

Síndromes Neurológicas Surpreendentes: III- A Síndrome da Mão Alienígena.

Esta síndrome é geralmente observada com tumores cerebrais que invadem o corpo caloso ou após secções cirúrgicas do corpo caloso, realizadas para o tratamento de epilepsia refratária aos tratamentos medicamentosos.



O paciente se queixa de que uma de suas mãos não obedece a sua vontade, parecendo ter uma mente própria: "Quando quero abrir a torneira de água quente com a mão direita, a esquerda vem e fecha a torneira".

Brion e Jedynak criaram o termo em francês la main étrangère (mão estrangeira) para descrever os comportamentos de pacientes com tumores do corpo caloso, que incluíam falha de reconhecer a mão como própria ou a ausência de controle sobre os movimentos dessa mão durante tarefas manuais com objetivos determinados.

Bogen introduziu o termo inglês alien hand syndrome, uma tradução da main étrangère de Brion e Jedynak.

Della Sala e colegas propuseram o termo mão anárquica para enfatizar o fato de que na maioria das vezes o paciente reconhece que a mão é sua, mas que tem um comportamento bizarro...

Mais sobre essa sindrome pode ser conferida no artigo Síndrome da Mão Alienigena após infarto no território da artéria cerebral posterior.

Fontes: http://sadato.hypermart.net/weblog/2006/01/
http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2008/RN%2016%2003/Pages%20from%20RN%2016%2003-10.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário