quinta-feira, 21 de junho de 2012

Família Turca Caminha de Quatro!

A família Ulas, da Turquia, foi o assunto de um documentário da BBC; vários de seus membros são incapazes de caminhar de pé, tendo se comportado como verdadeiros quadrúpedes durante toda a vida.




Nenhum dos cientistas que visitaram essa família acreditou estar diante de um trote. "Nem o melhor ator do mundo conseguiria imitar essa família", disse o professor Nicholas Humphrey, um psicólogo evolucionista da London School of Economics, cujas visitas foram filmadas para o documentário da BBC.

A família Ulas impressionou o mundo devido à possibilidade de que os seus membros fossem uma espécie de "fósseis vivos", exemplares de carne e osso de uma criatura ancestral que, quatro milhões de anos atrás, andava de quatro pela Terra, antes de passar a ficar de pé e eventualmente se tornar humana como nós.

A primeira vez que essa família chamou a atenção dos cientistas foi em 2004, quando o Dr. Osman Demirhan, um geneticista da Universidade de Cukurova, no sul da Turquia, leu um artigo de jornal sobre ela e foi atrás da estória. Demirhan estava pesquisando defeitos genéticos raros que surgem com casamentos consangüíneos. Ele alertou um colega da Universidade, o professor Uner Tan. A sua opinião era de que os irmãos retardados falavam a sua própria "língua primitiva", e tinham pouca habilidade manual. Ele sugeriu que isso seria uma evidência de que eles seriam "regressões evolutivas". Tan batizou essa condição com o seu próprio nome (síndrome de Uner Tan). A família é composta de muçulmanos que não acreditam na evolução das espécies e acham essa teoria de Tan inaceitável.

O Professor Humphrey acredita que tanto a genética quanto o ambiente contribuíram para esse quadro: "A minha impressão é que um defeito genético expôs um atavismo e eles redescobriram ou reinventaram uma maneira antiga de caminhar". Todos os 5 irmãos têm um defeito no gene 17p, localizado no cromossomo 17. Eles apresentam uma ataxia cerebelar, confirmada por ressonância magnética funcional. Um deles, entretanto, chamado Gulin e com 34 anos, tem a mesma mutação genética, atrofia cerebelar e retardo mental, mas pode caminhar normalmente. Isso parece indicar que apenas as alterações orgânicas são insuficientes para determinar o quadrupedalismo; fatores ambientais parecem ser também cruciais.

Fonte: http://sadato.hypermart.net/weblog/2006/04/

Nenhum comentário:

Postar um comentário