quarta-feira, 27 de junho de 2012

Regenerando o Nervo Óptico.

O nervo óptico conecta o olho ao cérebro. Leões ou doenças tais como o glaucoma podem danificá-lo, e uma vez rompidas, as fibras nervosas que se projetam da retina via nervo óptico não crescem novamente. No passado, os cientistas obtiveram modesto brotamento (sprouting) desses neurônios em ratos induzindo uma resposta inflamatória no olho. Mas havia um porém: os macrófagos que iniciam o brotamento também despejam toxinas que podem matar as células nervosas.



Assim, neurobiólogos liderados por Larry Benowitz, da Harvard Medical School, procuraram separar os componentes úteis dos macrófagos. Examinando as diversas substâncias secretadas pelos macrófagos em cultura, essa equipe de pesquisadores isolou uma proteína denominada oncomodulina que parece promover o crescimento e alongamento dos axônios do nervo óptico sem os efeitos tóxicos vistos com as células inteiras. Quando adicionada a fibras nervosas cultivadas in vitro, a proteína fez com que os axônios crescessem até 45%-- uma melhora de 50% em relação a outros estimulantes do crescimento conhecidos.

O efeito em animais, in vivo, também foi dramático. Quando os pesquisadores injetaram oncomodulina no fluido entre o cristalino e a retina de ratos cujo nervo óptico havia sido esmagado, a maioria dos animais experimentou um aumento de até 7 vezes na regeneração do nervo óptico, quando comparados a ratos não tratados.

Fonte: http://sadato.hypermart.net/weblog/2006/05/

Um comentário:

  1. Prezados,bom dia!

    Minha irmã teve uma uveíte severa há 20 anos,e esta inflamação no fundo de olho,trouxe um sério danos á retina,onde a mesma ficou toda "rasgada".Porém de vez em quando esta infecção retorna.Tem como estagnar esta infecção,mesmo sabendo que se trata de uma doença auto-imune?


    Atenciosamente,



    Inês Aparecida Claro da Silva
    Fone:(31)99920-8538

    ResponderExcluir