domingo, 17 de junho de 2012

Parafasia?

Esta tira pode ser vista no site http://partiallyclips.com/2002/08/11/brain-surgeon/.




Tendo já sido discutida em outras páginas, o diagnóstico de escolha pela maioria dos internautas é de parafasia....O leitor pode tentar dar o seu diagnóstico. Abaixo, segue uma descrição de algumas patologias neurológicas da fala, inclusive a da parafasia.


Agramatismo
O agramatismo é uma evolução freqüente da Afasia e reflete uma importante redução da linguagem. A utilização prevalente de substantivos, juntamente com o emprego sistemático de verbos no infinitivo e a supressão de pequenos instrumentos de linguagem (artigos, preposições...) determinam uma forma de expressão semelhante a uma linguagem primitiva (mim Tarzã, you Jane) ou de um estilo telegráfico, com uma linguagem econômica, reduzida, concreta, pobre, sem flexibilidade e sem possibilidade de abstração.

Parafasias e Jargonoafasia
Outras alterações afásicas de expressão da linguagem oral são as Parafasias e Jargonoafasia, consideradas tipos de Afasia onde não ocorre a inibição da fala. A linguagem espontânea é rica e volúvel, porém as palavras ou os fonemas não são apropriados. As parafasias verbais consistem na utilização de uma palavra por outra. A palavra proferida apresenta, algumas vezes, uma relação de ordem conceitual com a palavra substituída (garfo por colher, lápis por borracha) ou de ordem fonética (pêra por cera, marco por barco), porém sua utilização freqüentemente parece ocorrer ao acaso. As parafasias literais correspondem a uma deslocação da estrutura fonêmica das palavras, com elisão, inversão de sílabas, substituições, uso de palavras deformadas, porém ainda identificáveis (reutamismo por reumatismo, biciteta por bicicleta) ou de neologismos totalmente sem significado (para um lápis, logamentase, tipão, pinhão de caça...).

Já o jargão (Jargonoafasia) é uma linguagem constituída de parafasias verbais e literais, freqüentemente associado a uma dificuldade sintáxica (dissintaxia) que, diferente do agramatismo, não é uma redução econômica da linguagem, mas sim uma utilização defeituosa da organização gramatical: ex.: "o amigo onde passei as férias". Normalmente, o jargonafásico não toma consciência da desorganização em sua linguagem (anosognosia) mas, com o passar do tempo pode surgir alguma atitude crítica que permite ao paciente reconhecer seus erros e tentar corrigi-los.


Fontes: http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/articles/article.php?id=53
http://sadato.hypermart.net/weblog/2006/03/

Nenhum comentário:

Postar um comentário