sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Piscamento Diminui a Atividade Cerebral.

Por que o mundo não se apaga a cada vez que nós piscamos? Os pesquisadores do University College London dizem que é porque o piscamento desliga partes do cérebro de modo que nós não notemos a mudança.


O piscamento é difícil de estudar, mas os cientistas imaginaram um experimento engenhoso. Eles construíram um dispositivo de fibra óptica que era colocado na boca de um voluntário que usava óculos de natação à prova de luz. Quando o dispositivo era ligado, luz iluminava a retina através do palato, sem atravessar os olhos! Dessa forma, os pesquisadores podiam manter a retina iluminada mesmo com os olhos fechados.

Com ressonância magnética funcional, os pesquisadores verificaram, então, que quando a retina era estimulada com a fibra óptica, o piscamento reduzia a atividade cerebral em partes do córtex visual, parietal e pré-frontal. Assim sendo, foi comprovado que havia redução de atividade cerebral mesmo com a retina iluminada.

Esses achados nos ajudam a entender porque temos uma visão ininterrupta do ambiente que nos cerca, apesar de piscarmos 10 a 15 vezes por minuto!

Fontes:http://sadato.hypermart.net/weblog/2005/12/
http://faculty.washington.edu/chudler/blink.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário