sexta-feira, 29 de junho de 2012

Síndrome Piramidal.

Decorre da interrupção, anatômica ou funcional, da via corticoespinhal. Síndrome piramidal refere-se à perda de força e outras alterações encontradas em pacientes com lesões cerebrais ou da medula que afetam o trato piramidal, ou cortocospinhal.



O trato chama-se piramidal por que o cruzamento de suas fibras, quando visto em um corte horizontal, parece uma pirâmide (90% das fibras que saem do cérebro em direção aos músculos cruzam-se na linha média de uma estrutura do tronco cerebral chamada de bulbo ou medula oblonga, loco acima da medula).


Sintomas negativos:

Perda ou diminuição da motricidade, que atinge globalmente os membros.
Diminuição ou abolição dos reflexos cutâneo-abdominais e cremastéricos.
Atrofia muscular que decorre do desuso da musculatura.




Sintomas positivos:

Sincinesias: Movimentos associados anormais e se evidenciam nos membros deficitários quando o paciente executa determinado movimento.
Sinal de Babinski
Exagero do reflexo de automatismo ou de defesa : Tríplice flexão do membro inferior ao estímulo nociceptivo.
Hiper-reflexia profunda e/ou Sinreflexia (resposta ao estímulo do lado oposto também)
Espasticidade



A síndrome piramidal pode ser de dois tipos: deficitária e de liberação.

Síndrome piramidal deficitária refere-se simplesmente à fraqueza de um lado do corpo ou de uma parte do corpo (hemiparesia, como fraqueza de um lado, tetraparesia, como fraqueza dos 4 membros, ou paraparesia, como fraqueza das duas pernas, ou mais raramente dos dois braços), geralmente com diminuição do tônus musculas (hipotonia = moleza dos músculos). Neste caso, os reflexos elicitados pelo martelinho (reflexos tendinosos profundos) estão diminuídos ou ausentes. Pode haver perda de massa muscular - atrofia.

Síndrome piramidal de liberação refere-se à mesma fraqueza, nas mesmas distribuições, mas com alguns sinais a mais. Aqui, os membros afetados não estão moles, mas ao invés, duros e tensos (espasticidade), os reflexos estão exaltados (aumentados, vivos, fáceis de serem obtidos com uma simples marteladinha, ou marteladas em locais que antes não produziam estes reflexos), os músculos estão facilmente excitáveis, e quando estimula-se a planta do pé na sua parte mais externa, o dedão (hálux) ao invés de se fletir (descer), vai para cima de forma gradual (sinal de Babinski).


Causas mais frequentes:

AVC
Tumores
Doenças desmielinizantes
Processos degenerativos (esclerose lateral amiotrófica)
Traumatismos
Infecções


Muito mais acerca da Síndrome Piramidal pode ser conferida procurando o arquivo: "O Sistema Motor - O Sistema e a Síndrome Piramidais" de autoria do professor Paulo Brito. O arquivo pode ser encontrado facilmente nos sites de busca e, por estar protegido, não permite a colocação de link. Boa leitura.

Fontes: http://neuroinformacao.blogspot.com.br/2011/12/pequeno-dicionario-de-termos-medicos_21.html
http://medworks1.tripod.com/Fisiologia/sndrome_piramidal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário