sábado, 23 de junho de 2012

Os Olhos São Enganados por Bolas "Com Efeito".

Não culpe o goleiro que não consegue defender uma bola "com efeito". O sistema visual humano não parece ser equipado para seguir as curvas descritas por uma bola que gira rapidamente sobre o próprio eixo, diz Cathy Craig, uma psicóloga da Queen's University em Belfast.




Craig tirou a inspiração para a sua pesquisa de um gol que o jogador Roberto Carlos marcou para o Brasil em 1997. "Todos pensavam que a bola passaria ao largo, mas no último minuto, ela fez uma curva".

Ela decidiu testar se jogadores experientes seriam capazes de seguir as trajetórias de bolas que giravam sobre o próprio eixo (bolas "com efeito"). Ela pediu aos jogadores que tentassem prever se as bolas terminariam no gol em ambientes de realidade virtual que simulavam bolas girando a 600 revoluções por minuto. Até mesmo os profissionais eram incapazes de prever como esse "efeito' afetaria a trajetória da bola.

A rotação da bola produz algo conhecido como uma Força ou Efeito de Magnus*, que acelera a bola numa direção que nós simplesmente não conseguimos processar, diz Craig. Nós podemos antecipar o efeito da gravidade sobre objetos em movimento, pois isso foi importante durante a evolução. "Mas bolas "com efeito" não ocorrem naturalmente. Por que a natureza se incomodaria em produzir um sistema visual que fosse adaptado a elas?" diz Craig.

*A Força ou Efeito de Magnus corresponde ao efeito causado por um corpo sólido girando em um meio líquido. Seus usos são inúmeros, desde projeto de aviões, submarinos e no estudo de situações das trajetórias de como as bolas de futebol ou tênis se comportam quando estão sob "efeito".

Caso o leitor também goste de matemática e física, mais acerca do Efeito Magnus pode ser conferido clicando aqui, aqui, aqui e aqui.

Fonte: http://sadato.hypermart.net/weblog/2006/04/
http://www.estudantedigital.nomundo.net/sites/esmoncao.nomundo.net/files/Artigo%20Magnus.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-47442004000400003
http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/futebol/textoCatalogoExpo.pdf
http://www.fisica.ufs.br/egsantana/fluidos/dinamica/magnus/magnus.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário