sexta-feira, 1 de junho de 2012

Síndromes Neurológicas Surpreendentes: II- A Síndrome de Fregoli

Como vista aqui, foi postada uma matéria sobre a Síndrome de Capgras. Seguindo essa tendencia, segue agora outra síndrome surpreendente, a Síndrome de Fregoli.

Esta é uma experiência extraordinária na qual uma pessoa identifica, errôneamente, um outro indivíduo como alguém que ele claramente não é. Na verdade, o paciente pode começar a ver a mesma pessoa em toda a parte. Freqüentemente, esse sintoma tem caráter paranóide, com o doente acreditando estar sendo perseguido pela pessoa erroneamente identificada, que estaria utilizando diferentes disfarces.


Essa síndrome leva o nome do ator italiano Leopoldo Fregoli, que era famoso pela sua capacidade de mudar rapidamente a maquiagem e as roupas durante as peças de teatro.

A síndrome de Fregoli foi descrita, primeiramente, por P. Courbon e G. Fail, em 1927 (Syndrome d'illusion de Frégoli et schizophrénie). Tratava-se do caso de uma mulher de 27 anos que acreditava estar sendo perseguida por dois atores que ela muitas vezes vira no teatro. Ela acreditava que os atores a estavam "seguindo de perto, caracterizando-se como pessoas que ela conhecia bem".

Segundo Ramachandram, esse estado poderia resultar de um excesso de conexões entre os centros cerebrais de reconhecimento de faces e a amígdala (o oposto da síndrome de Capgras).

Fonte: http://sadato.hypermart.net/weblog/2005/12/

Nenhum comentário:

Postar um comentário