domingo, 17 de junho de 2012

Você sabe o que é o INR?

Pacientes acometidos por algumas anomalias da coagulação ou que utilizam algum medicamento que interfira nas vias extrínsecas ou intrínsecas da coagulação precisam ser monitorados.



O fígado é responsável pela produção dos fatores de coagulação. A relação normatizada internacional (INR ou RNI) mede a velocidade de uma via particular de coagulação, comparando-a com a velocidade normal. Se a INR está aumentada, significa que está se levando mais tempo que o normal para o sangue coagular. A INR estará aumentada somente se o fígado estiver tão lesado a ponto da síntese dos fatores de coagulação dependentes de vitamina K estiver prejudicada: não é uma maneira sensível de se medir a função hepática.
É muito importante normalizar o INR antes de operar pessoas com problemas hepáticos (geralmente através de transfusão com plasma sanguíneo contendo os fatores deficientes), já que elas poderiam sangrar excessivamente.

Esse texto é para quem usa Varfarina, também conhecida como Warfarina, Marevan, Varfine ou Coumadin, um potente anticoagulante indicado principalmente em pacientes com as seguintes patologias:

- Fibrilação atrial (fibrilhação auricular)
- Antecedentes de trombose ou embolia
- Válvulas cardíacas artificiais

A Varfarina age inibindo os fatores da coagulação dependentes da vitamina K, fazendo com que o sangue fique mais "fino". Na verdade, o seu efeito é diminuir a capacidade do sangue em coagular, reduzindo a possibilidade de formação de coágulos e trombos. (leia sobre AVE (acidente vascular encefálico))

O controle é feito através de um exame chamado INR, que mostra o nível de anticoagulação do sangue. Um INR = 1 indica um sangue com coagulação normal. A maioria dos pacientes com as doenças citadas, precisam manter o INR entre 2 e 4, um estado que reduz o risco de tromboses sem causar uma anticoagulação perigosa. Valores acima de 5 indicam anticoagulação excessiva e a partir daí, quanto mais alto for o INR, maior o risco de sangramentos espontâneos, inclusive de AVE hemorrágico.

Por isso, o controle do INR deve ser feito com grande rigor e os doentes que tomam Varfarina devem andar com alguma notificação para em caso de traumas ou emergência, a equipe médica saber que se trata de um paciente anticoagulado.

Vários alimentos e remédios interagem com a Varfarina, alguns inibindo-a e consequentemente favorecendo o surgimento de trombose, enquanto outros agem aumentando sua ação, elevando os riscos de sangramentos.

Metodologia

O sangue é colhido em tubo contendo citrato de sódio que age como anticoagulante. Após a coleta a amostra de sangue é centrifugada para se obter o plasma sanguíneo (parte líquida obtida após a centrifugação do sangue).
Atualmente o TP é feito por aparelhos automatizados. O aparelho a 37°C pega uma parte de plasma e adiciona automaticamente cálcio que reverte o efeito do citrato o que permite que ocorra a coagulação. Fator tissular também é adicionado à amostra e o tempo que a amostra leva para coagular é medido ópticamente.

Índice internacional normalizado (INR)
Como são usados diferentes tipos de fator tissular na obtenção do TP, a Organização Mundial de Saúde preconizou o uso do índice internacional normalizado (INR ou IIN) para padronizar mundialmente o resultado obtido durante o teste. Isso significa que o resultado do INR é praticamente o mesmo se usado em diferentes laboratórios no mundo inteiro. O INR nada mais é do que o TP corrigido a padrões mundiais. O uso de anticoagulantes orais é avaliado somente pelo INR.
Para o cálculo do INR cada fabricante do fator tissular fornece o ISI. Normalmente o ISI fica entre 1,0 e 1,4.





Caso o leitor queira mais a respeito do assunto, um artigo sobre a Fisiologia da Coagulação pode ser lido clicando aqui.

A bula da Varfarina Sódica pode ser conferida clicando aqui.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_de_protrombina
http://www.mdsaude.com/2009/01/interacoes-com-varfarina-marevan.html
http://www.fmrp.usp.br/revista/2001/vol34n3e4/fisiologia_coagulacao.pdf

6 comentários:

  1. Tenho o valo 2,38, aqiui ha tempos acusoou 1,80, as vezes vai ate aos 2,3 etc.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o valo 2,38, aqiui ha tempos acusoou 1,80, as vezes vai ate aos 2,3 etc.

    ResponderExcluir
  3. oi boa tarde fiz o exame e o meu deu 1,14 eu tomo xaretom,esse valor ta normal?

    ResponderExcluir
  4. A minha filha tem 16 anos e ela fez o exame e o resultado deu 1,26 está normal este valor?

    ResponderExcluir